A Yeezy, marca do rapper Kanye West, passou a ter apenas um produto disponível para venda em seu site nesta segunda-feira (10): uma camisa branca estampada com uma suástica nazista. No domingo (9), durante um dos intervalos do Super Bowl, a empresa veiculou uma propaganda nos canais de Los Angeles, Atlanta e Filadélfia, conforme apurado pelo Deadline.
No comercial, Kanye aparece filmando a si mesmo com um celular enquanto está sentado em uma cadeira de dentista e diz: “Eu gastei, tipo, todo o dinheiro do comercial nesses dentes novos. Hum… hum… hum… vá para yeezy.com”.
No entanto, no momento em que o anúncio foi ao ar, o site ainda não exibia a camiseta com o símbolo do partido de Adolf Hitler. A propaganda veio acompanhada da desativação da conta de West no X (antigo Twitter). “Estou saindo do Twitter”, escreveu ele em um post de despedida. “Agradeço a Elon por me permitir desabafar. Tem sido muito catártico usar o mundo como uma caixa de ressonância”, afirmou antes que o perfil sumisse do site. Marca de Kanye West vende camiseta com suástica nazista. (Fonte: Reprodução/Internet) A peça está à venda por US$ 20 (cerca de R$ 115), e o link para a página do produto segue disponível no perfil do Instagram de Kanye West. O fato gerou uma grande onda de revolta na web, com internautas acusando o rapper de normalizar a propagação do ódio e contribuir ainda mais para o ressurgimento de uma ideologia extremista. Veja o comercial: Kanya West spent millions on this bizarre Super Bowl ad promoting Yeezy then scrubbed his entire site leaving only 1 product available for purchase — a Swastika shirt pic.twitter.com/GNufbysHYN — Libs of TikTok (@libsoftiktok) February 10, 2025 A atitude de Kanye ocorre poucos dias após ele ofender judeus e elogiar Hitler. Na sexta-feira (7), West chocou os seguidores ao fazer uma série de tuítes, em que também se autodeclarou “racista” e afirmou que tem domínio sobre a esposa Bianca Censori. “Eu sou nazista. Eu amo [Adolf] Hitler. E agora, v*dias?”, provocou. Ele mencionou Elon Musk, dono do X, em suas publicações. “Elon roubou minha atitude nazista na inauguração. Pô, cara, consiga a seu próprio tabu”, ironizou. Cantor se declara nazista. (Foto: Reprodução / X) Posteriormente, West disse que o líder do Partido Nazista deveria virar assunto mais vezes. “Vou normalizar falar sobre Hitler da mesma forma que falar sobre matar negros foi normalizado”, ironizou. “Eu posso dizer judeu o quanto eu quiser, posso dizer Hitler o quando eu quiser. Na verdade, eu digo tudo quando eu quero”, acrescentou o artista. Ele ainda apelidou a si mesmo de “Yaydolf Yitler”. Continua depois da Publicidade O rapper continuou ofendendo a comunidade judaica e garantiu que não iria de desculpar pelo que escreveu. “Eu nunca vou me desculpas pelos meus comentários sobre os judeus. Posso dizer a p*rra que quiser para sempre. Onde está a p*rra do meu pedido de desculpas por congelarem minhas contas?”, disparou. O artista, então, tornou os ataques ainda mais pessoais e envolveu a comunidade negra. “Que fique claro que vocês, negros judeus, não mandam mais em mim. Este é um país livre e esta é a minha opinião: vocês abortam crianças negras para obter células-tronco. O aborto é um assassinato e é empurrado para as comunidades negras e latinas”, alegou Ye, em seguida.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques
Fonte: hugogloss.uol.com.br