Os avisos foram exibidos em filmes como “Dumbo” e “Peter Pan”, para contextualizar a época em que essas obras foram criadas. “Este programa inclui representações negativas e/ou maus tratos de pessoas, ou culturas. Estes estereótipos eram incorretos na época e continuam sendo incorretos hoje em dia. Em vez de remover esses conteúdos, queremos reconhecer o impacto nocivo que eles tiveram, aprender com a situação, e despertar conversas para promover um futuro mais inclusivo juntos”, dizia o texto.Nas mudanças, em vez deste aviso, a empresa passará a veicular uma mensagem mais curta, destacando que determinada obra pode conter “estereótipos ou representações negativas”. Internamente, a decisão da gigante inclui a substituição do fator de desempenho “Diversidade & Inclusão”, utilizado para avaliar a compensação de executivos, por uma métrica, a “Estratégia de Talentos”, com um foco maior no sucesso dos negócios. A Disney ainda vai encerrar o site que dava visibilidade aos talentos de comunidades minoritárias, além de suspender bolsas para pessoas de grupos invisibilizados. A empresa também reformulou os “Grupos de recursos empresariais” para “Grupos de pertencimento”, que vão buscar fortalecer a comunidade de funcionários e melhorar a experiência no local de trabalho.Além dessas iniciativas, a Disney vinha promovendo obras com destaque à diversidade. Os projetos tiveram um relativo sucesso com as ideias. “Moana 2”, por exemplo, alcançou US$ 1 bilhão (cerca de R$ 6 bilhões) em bilheteria global, de acordo com a Box Office Mojo.
Fonte: www.uol.com.br
