Resumo da NotíciaEx-atriz da Globo Rejane Schumann, 74, foi encontrada em situação de abandono em Porto Alegre e agora terá os cuidados de uma sobrinha, que se comprometeu oficialmente com a Polícia Civil. Animais também foram resgatados. Veja os detalhes do caso e o que aconteceu após o resgate.
Uma sobrinha de Rejane Schumann, de 74 anos, afirmou que assumirá os cuidados da ex-atriz da TV Globo após ela ter sido encontrada em situação de abandono dentro do apartamento onde mora, no bairro Moinhos de Vento, zona nobre de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A mulher foi ouvida pela Polícia Civil nesta sexta-feira (5) e se comprometeu oficialmente a cuidar da tia. Rejane estava sozinha, sem comida, sem água e vivendo com seus animais em condições consideradas insalubres.
Segundo o delegado Cesar Carrion, responsável pelo caso, ao portal LeoDias, a familiar declarou que não sabia do estado de vulnerabilidade em que a tia se encontrava. “A sobrinha prestou depoimento, comprometendo-se a cuidar da tia. Ela não sabia das condições da tia, estavam há anos sem contato. Ela recém tomou ciência da situação e disse que vai cuidar”, afirmou o delegado. Com o desfecho, a Polícia decidiu encerrar a investigação.
A situação da ex-atriz veio à tona após a ativista Deise Falci, à frente da organização Vem Adotar, receber denúncias sobre maus-tratos envolvendo cães no apartamento de Rejane. Ao chegar ao local com a Polícia Civil, Deise se deparou com uma cena de abandono não apenas dos animais, mas da própria moradora. A atriz estava sem banho há meses, e carecia de comida e água. Conforme Deise, a artista relatou que estava buscando maneiras de doar os animais, já que não se via em condições adequadas para cuidar dos pets. Rejane Schumann na novela “O Feijão e o Sonho˜, de 1976 (Foto: TV Globo) Continua depois da Publicidade “Quando a gente chegou lá, quem estava mais em maus-tratos era a própria senhora do que os animais. Acho que foi a primeira vez que eu senti uma vontade maior de resgatar a própria pessoa do que os animais. Ela estava com muita fome. Os animais tinham ração, ela não tinha nada, geladeira completamente vazia, não tinha nem água e nada para comer”, relatou a ativista. Na gravação, ela também citou o forte odor de urina no apartamento. “Sentia da rua, do portão do prédio. Quando entramos, havia bastante xixi e fezes dos cães, e ela não tinha absolutamente nenhum produto de limpeza”, contou. Segundo Deise, Rejane coletava as fezes dos animais com a própria mão e as lançava pela janela, para jogar fora de casa. Os animais foram resgatados, levados a uma clínica veterinária e transferidos para lares temporários, onde permanecerão até que encontrem tutores definitivos. Um dos cães tinha sarna, enquanto dois gatos estavam com muitas pulgas. Continua depois da Publicidade Posteriormente, Deise reuniu uma equipe de voluntários para realizar um mutirão de limpeza no apartamento de Rejane. A atriz ainda se emocionou diante da ajuda recebida. “Em primeiro lugar, eu tenho que agradecer a você, às amigas, porque vocês não me conhecem. [Está] tudo limpo, a casa limpa. Tô muito feliz”, disse. Assista à íntegra: Ativista mostra condições precárias em que ex-atriz da Globo morava pic.twitter.com/Gk79jvEBzq — WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) September 4, 2025 Rejane Schumann fez parte do elenco de novelas da TV Globo nos anos 1970, como “O Feijão e o Sonho” (1976), “Espelho Mágico” (1977), “Dancin’ Days” (1978) e “Pai Herói” (1979). Ela também atuou nos filmes “O Grande Rodeio” (1975) e “Motorista Sem Limites” (1970). Nascida em Canoas, a ex-atriz é formada em teatro, direito e jornalismo, além de falar quatro idiomas. Atualmente, ela apresenta sinais de demência e vive reclusa desde que se afastou da vida pública.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques
Fonte: hugogloss.uol.com.br