fbpx


Juliana Paes, contou, em entrevista à revista Quem, divulgada na quarta-feira (17), que recebeu diagnóstico de depressão e teve crises de ansiedade. A atriz disse que o adoecimento mental já era uma luta travada por ela há alguns anos, mas que ambas se agravaram durante a pandemia e com o ritmo de trabalho.

“Eu estava vivendo um quadro de depressão, cansada, com uma carga mental pesada, dando conta de muita coisa ao mesmo tempo. Isso é uma coisa que eu não fico falando muito, mas eu sou o grande esteio da minha família toda, sou responsável, financeiramente até, por muita gente”, declarou Paes, destacando também processos de perda e lutos que não foram curados. Juliana ainda compartilhou outro diagnóstico que recebeu logo após “A Dona do Pedaço”, sucesso das 21h da TV Globo. “Trabalhando sem parar, emendando uma novela atrás da outra. Fui diagnosticada com uma síndrome de estresse pós-trauma logo depois de A Dona do Pedaço e eu meio que não levei muito a sério. Falei: ‘Ah, vou me curar sozinha’ e a vida ia acontecendo. Logo depois disso, veio todo o caos de lockdown, pandemia, aquele cenário caótico e polarizado, pessoas adoecendo, muita preocupação…”, descreveu ela, ao relatar que acabou deixando o problema de lado para priorizar outras tarefas. Juliana Paes em cena da novela ‘A Dona do Pedaço’. (📸: Reprodução / TV Globo) Durante o período em que interpretou Bibi Perigosa, de A Força do Querer (2017), e Maria da Paz em A Dona do Pedaço (2019), ambas da Globo, Juliana contou que nenhum dos papéis a deixou mal psicologicamente, mas sim fisicamente. Com a primeira, a atriz ganhou dois calos nas cordas vocais ao modificar o próprio tom de voz para a personagem e chegou a marcar uma cirurgia, além de ter tido pouco tempo de descanso. Já com a segunda novela, na posição de protagonista, a situação se tornou ainda pior. “A Dona do Pedaço foi uma novela em que a trama toda era desenhada em cima da minha personagem. Existe uma conta que se faz em cima de um roteiro, a protagonista tem que estar em no máximo 30% dele. Quando passa disso, fica impossível de fazer, porque não dá a conta de trabalhar 10 horas e ter o descanso mínimo, simplesmente não fecha. Era comum a Maria da Paz estar em 50% do roteiro semanal. Imagina como ficou minha saúde? Fiquei realmente moída. Mas o corpo é muito esperto, eu normalmente caía depois que acabava”, revelou ela, que atualmente malha, faz pilates, dança e se exercita todos os dias.
No mesmo período, Juliana decidiu procurar uma psiquiatra após uma severa crise de ansiedade: “Eu tinha muito preconceito com essa história de medicação, até com a palavra psiquiatra. Pensava ‘sempre tirei tudo de letra, não tinha problema com nada’. Até que entendi que, assim como se toma remédio para dor de barriga, dor de cabeça, dor no pé, vou tomar um remédio para regular essa química cerebral. E foi isso que fiz”. Ela, que antes sentia vergonha de falar sobre a situação, hoje diz não ficar constrangida ao compartilhar que a terapia a ajudou. Para a atriz, expor e contar esse problema pode ser uma forma de amparar outras pessoas que estão passando por um quadro similar. Protagonista de sucessos da Globo, Paes também mencionou que a violência nas redes sociais fomentou o quadro de ansiedade. Hoje, ela diz saber quais são os seus gatilhos e fragilidades, e que assim controla sua rotina na internet. “Sei também os dias em que estou mais sujeita a me amar ou sofrer com alguma coisa – e esses são os dias em que eu não vou ler determinado conteúdo… Basicamente não vou nem entrar nas redes sociais. A meditação tem ajudado a cuidar disso, também. Uso minhas técnicas de respiração em lugares que você nem acredita!”, explicou. Continua depois da Publicidade Questionada sobre o atual estado da doença, a atriz contou que já não toma mais medicação de uso contínuo, mas que segue com a terapia em dia. Parte do elenco de ‘Os Donos do Jogo’, nova série da Netflix. (📸: Foto: Aline Arruda/Netflix) Aos 46 anos, Juliana voltará ao posto de rainha de bateria da Viradouro em 2026, que foi dela entre 2004 e 2008. Com mais de 20 anos nas telinhas, o próximo desafio da atriz será ‘Os Donos do Jogo’, nova série da Netflix sobre o mundo da contravenção carioca que estreia neste mês. Na trama, ela vive Leila, esposa de um contraventor, mas que, por trás, decide o rumo de tudo.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Fonte: hugogloss.uol.com.br