A música “São Paulo”, da cantora criada por inteligência artificial, Tocanna, foi removida das plataformas digitais a pedido de Jay-Z. A faixa, que fez sucesso nas redes sociais, usava o sample do hit “Empire State of Mind”, do qual o artista detém os direitos.
Conforme o jornal O Globo, Jay-Z queria ser creditado na faixa por trazer referências explícitas à sua parceria com Alicia Keys. Além disso, assim como na versão original, “São Paulo” apresentava detalhes da capital paulista em tom proibidão e ácido.
A medida marca negativamente a trajetória de Tocanna, cujo hit viralizou no TikTok, Instagram e plataformas de streaming. A frase “Na cidade de São Paulo” ficou conhecida como o refrão da música, seguida por estrofes criticando a cidade. Posteriormente, a canção foi apontada como a versão brasileira de “Empire State of Mind”. Em outros versos, a cantora de IA entoa: “Sexo gostoso na Cracolândia, em um canto sem luz, na cidade de São Paulo. Eu posso ser assaltada ou ser esfaqueada, mas eu vou dar em São Paulo”. Confira: “São Paulo”, de Tocanna, foi removida do Spotify. A faixa usava o sample de “Empire State of Mind”, de Jay-Z.pic.twitter.com/6cLjbpKOK7 — ACERVO (@AcervoCharts) September 16, 2025 Continua depois da Publicidade A repercussão de “São Paulo” colocou Tocanna em evidência, mas também levantou debates sobre direitos autorais. Gustavo Sali, designer gráfico de 25 anos e criador da cantora, confirmou a inspiração na obra de Jay-Z. “Com certeza, sinto receio”, declarou ele ao g1. A situação, por sua vez, aponta como o uso de melodias conhecidas por artistas virtuais e inteligência artificial ainda enfrenta limites legais e éticos. Continua depois da Publicidade Já ao portal de Leo Dias, Gustavo explicou que a intenção nunca foi apenas chocar, mas criar um refrão chiclete e bem-humorado, apesar das letras proibidas. “‘São Paulo’ saiu como uma brincadeira e, de repente, estava em todo lugar — gente compartilhando, DJ tocando em festa, vídeo viral no TikTok. Isso mudou porque deu visibilidade e trouxe muita gente nova pro projeto”, avaliou. Como surgiu Tocanna? Tocanna nasceu em 2024 a partir de uma brincadeira do designer gráfico com um amigo. A ideia inicial era criar uma cantora fictícia de sertanejo, com elementos de humor e referências animais. Tanto que o nome da personagem vem do tucano, ave brasileira que simboliza carisma e contrasta com a estética pop da criação. Continua depois da Publicidade O projeto se tornou viral um ano depois, especialmente no TikTok, e gerou curiosidade pelas composições ousadas, instrumentais e vozes totalmente produzidas por inteligência artificial. Apesar de fictícia, Tocanna passou a ser tratada como uma artista real. Ela possui perfis oficiais no Spotify, Apple Music e até Instagram, com montagens em festivais de música, programas e premiações internacionais. Ouça algumas músicas:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques
Fonte: hugogloss.uol.com.br