fbpx

Gugu Liberato teve sua morte confirmada na noite do dia 22 de Novembro de 2019. O apresentador brasileiro sofreu um acidente em sua casa em Windermere, nos arredores de Orlando, nos Estados Unidos, onde morava com a família. Amigos, bem como sua esposa e seus filhos, estavam no local no momento do acidente.

A equipe de resgate, chamada por seu primogênito, levou entre cinco e dez minutos para chegar e socorrê-lo, sendo levado prontamente ao Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, com diagnóstico de sangramento intracraniano.

Na quinta-feira(21), havia sido apenas informado que o artista tinha sido internado desde o dia 20 de Novembro e que ficaria em observação por 48 horas. Durante este período, segundo o comunicado, “foi constatada a ausência de atividade cerebral”. A morte encefálica foi confirmada pelo médico Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família.

Ele diz que Gugu voltou de viagem da Ásia na própria quarta-feira e que, ao subir ao sótão, para verificar o ar-condicionado, pisou em uma área feita de gesso (drywall), que cedeu, caindo no chão da cozinha, de uma altura de quatro metros. Com a queda, bateu a cabeça em uma quina e sofreu uma fratura na têmpora direita. Em razão do quadro grave, não foi indicada cirurgia. De acordo com Lepski, o risco de morte em caso de descompressão seria de 70% em um período de três a quatro meses.

Informações sobre sua morte já era dada desde tarde da quinta-feira, porém a assessoria de imprensa seguiu negando, até que os familiares decidissem anunciar a notícia, o que foi feito oficialmente na noite de sexta (22).

Dona Maria do Céu, mãe dele, de 90 anos, juntamente com familiares que moram no Brasil, viajou aos Estados Unidos para acompanhar de perto a evolução do quadro de saúde , sendo vista em estado de choque no hospital onde o filho encontrava-se internado.

Segundo amigos, Gugu já estava respirando com ajuda de aparelhos. Os familiares tinham até 48 horas para tomarem a decisão sobre o desligamento dos aparelhos, após isso, o desligamento poderia ser feito pelo próprio hospital após laudos médicos. O filho mais velho do apresentador foi quem tomou a delicada decisão, por já ser maior de idade e por conta de Gugu não ser casado no papel com Rose Miriam.

Informações sobre o traslado do corpo para o Brasil, velório e sepultamento não foram divulgadas até o momento. Um dos motivos para a demora no traslado é que, segundo a família, o apresentador expressou em vida o desejo de ser doador de órgãos. Só depois desse processo que o corpo será levado para o Brasil.

Gugu, batizado Antonio Augusto Moraes Liberato, nasceu em São Paulo em dia 10 de abril de 1959 e é filho de Augusto Claudino Liberato, um caminhoneiro, e Maria do Céu Moraes, uma lavadeira. Ele deixa três filhos, João Augusto, de 18 anos, e as gêmeas Sofia e Marina, 15, frutos de sua união com Rose Miriam.

Leia o comunicado na íntegra:

Este é um momento que jamais imaginamos viver. Com profunda tristeza, familiares comunicam o falecimento do pai, irmão, filho, amigo, empresário, jornalista e apresentador Antônio Augusto Moraes Liberato (Gugu Liberato), aos 60 anos, em Orlando, Florida, Estados Unidos.

Nosso Gugu sempre viveu de maneira simples e alegre, cercado por seus familiares e extremamente dedicado aos filhos. E assim foi até o final da vida, ocorrida após um acidente caseiro.

Ele sofreu uma queda acidental de uma altura de cerca de quatro metros quando fazia um reparo no ar condicionado instalado no sótão. Foi prontamente socorrido pela equipe de resgate e admitido no Orlando Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado pela equipe médica local.

Na admissão, deu entrada em escala de *Glasgow de 3 e os exames iniciais constataram sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação foi constatada a ausência de atividade cerebral. A morte encefálica foi confirmada pelo Prof. Dr. Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, que após ver as imagens dos exames em detalhes, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico diante de sua mãe Maria do Céu, dos irmãos Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e da mãe de seus filhos, Rose Miriam Di Matteo.

Ainda não temos detalhes sobre o traslado para o Brasil. Informações sobre velório e sepultamento serão passadas assim que tudo estiver definido.
Ele deixa três filhos, João Augusto de 18 anos e as gêmeas Marina e Sophia de 15 anos.
Atendendo a uma vontade dele, a família autorizou a doação de todos os órgãos.


Gugu sempre refletiu sobre os verdadeiros valores da vida e o quão frágil ela se revela. Sua partida nos deixa sem chão, mas reforça nossa certeza de que ele viveu plenamente. Fica a saudade, ficam as lembranças – que são muitas – e a certeza que Deus recebe agora um filho querido, e o céu ganha uma estrela que emana luz e paz.

* Escala Glasgow de 3 – usada para medir a consciência e a evolução das lesões cerebrais em um paciente”.

Familiares e funcionários

Gugu foi um dos maiores apresentadores de televisão do Brasil. Começou a carreira cedo, com apenas 14 anos de idade era assistente de palco do Silvio Santos, que o contratou após inúmeras cartas enviadas à emissora, sugerindo diferentes programas a serem produzidos. Ele chegou a cursar Odontologia, mas desistiu do curso após 2 anos, decidindo investir na carreira de seminarista.

Em 1981, estreou como apresentador no SBT à frente do Sessão Premiada. Durante sua estadia na emissora, que durou cerca de 3 décadas, comandou programas de sucesso como Viva a Noite, Sabadão Sertanejo e Domingo Legal. O último programa durou qause 17 anos e foi onde surgiu um de seus quadros mais famosos, a Banheira do Gugu, inclusive lançando celebridades como Solange Gomes e Nubia Oliiver.

O apresentador foi contratado pela Rede Record em 2009 e passou a comandar o Programa do Gugu por mais quatro anos. Ele ainda apresentou uma temporada do reality show Power Couple Brasil em 2018, além do programa de talentos Canta Comigo, que iria ao ar até o dia 4 de dezembro.

Gugu e sua família moravam nos arredores de Orlando, onde os jovens estudam, e o apresentador se dividia entre Brasil e Estados Unidos para estar presente na vida dos filhos.