Ler resumo A TV Globo se manifestou nesta quarta-feira (5) após a denúncia de Taís Araújo contra Manuela Dias vir a público. Em nota enviada à Folha de S.Paulo, a emissora disse ter orgulho do remake de “Vale Tudo” e reafirmou seu compromisso com a diversidade.
A TV Globo se pronunciou nessa quarta-feira (5) após vir à tona uma suposta denúncia feita por Taís Araújo ao setor de compliance da emissora contra Manuela Dias. As duas trabalharam juntas no remake de “Vale Tudo”, que teve a exibição encerrada no fim de outubro. Em nota enviada à Folha de S.Paulo, a empresa afirmou ter “orgulho da produção” e reforçou o “compromisso com a diversidade em suas obras”.
“A Globo tem muito orgulho do remake de ‘Vale Tudo’, exibido recentemente. A novela já entrou para a história da dramaturgia brasileira e é um exemplo bem-sucedido de atualização de uma grande obra do passado. ‘Vale Tudo’ reforça também o compromisso de toda a Globo com a diversidade”, declarou a emissora.
A denúncia Segundo informações obtidas por Gabriel Vaquer, da coluna F5, do jornal Folha de S. Paulo, Taís Araújo registrou uma denúncia contra a autora Manuela Dias no setor de compliance da emissora. A queixa teria acontecido depois de uma discussão entre as duas sobre o desenvolvimento de Raquel, protagonista da novela, ao longo da história. A denúncia, conforme Vaquer, ainda está sob investigação interna. Procurada pelo hugogloss.com, a equipe de Taís diz que não pode se pronunciar sobre o caso. Continua depois da Publicidade De acordo com o jornalista, o desentendimento teve início em agosto, quando a atriz procurou a autora do remake para conversar sobre a sua personagem. Araújo teria argumentado que “Raquel era mais uma negra protagonista escrita para sofrer em demasia” e expressou descontentamento com o rumo dela na trama. A artista também teria relatado que estava sofrendo com a pressão de entidades do movimento negro das quais faz parte. Vaquer compartilhou que alguns integrantes teriam se sentido “decepcionados” com a representação da personagem no folhetim. Taís Araújo interpretou Raquel Acioly no remake de “Vale Tudo”. (Foto: Globo/ Divulgação) Dias teria discordado, o que teria provocado uma “forte discussão” de teor profissional. Ainda conforme o jornalista, Araújo levou o caso ao compliance, com a intenção de ajudar a Globo “a discutir a forma como ela retrata pessoas negras em novelas“. Uma reclamação sobre como Raquel perdeu espaço no remake também teria sido feita. Todo o ocorrido teria se dado antes da atriz revelar o seu descontentamento com o rumo da personagem, numa entrevista à revista Quem. No final de agosto, a estrela disse que esperava ver Raquel subindo na vida. “Também tinha a esperança disso e gostaria muito de vê-la assim. Como mulher negra, como artista negra, de ver uma outra narrativa sobre mulheres negras“, declarou. Continua depois da Publicidade Dias depois, a autora reagiu às falas de Araújo. Segundo ela, a novela sempre foi construída de maneira conjunta. “Acho que a novela é um processo de colaboração, né? É isso“, disse ao TV Fama. Conforme Vaquer, Manuela também entrou com uma queixa contra Araújo, alegando quebra do código ético da empresa. Ela teria ficado incomodada pela atriz ter levantado a questão racial publicamente. As duas não estariam se falando mais desde então. O jornalista ainda comentou que, segundo pessoas próximas à intérprete de Raquel, a estrela não tem “nada pessoal” contra a escritora e que seu objetivo é apenas mudar a forma como o negro é retratado nas produções da empresa.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques
Fonte: hugogloss.uol.com.br