O Oscar 2025 é o principal assunto da indústria cinematográfica neste momento. O mundo inteiro aguarda ansiosamente a premiação mais badalada de Hollywood, especialmente os brasileiros, que torcem por Ainda Estou Aqui. O público terá que esperar até março para descobrir os vencedores, mas alguns favoritos já despontaram na corrida pelo prêmio.
As principais categorias do Oscar são: melhor filme, melhor atriz, melhor ator e melhor diretor. Fernanda Torres tem a chance de fazer história pelo Brasil ao conquistar a estatueta que sua mãe, Fernanda Montenegro, não conseguiu levar em 1999. Além disso, Ainda Estou Aqui pode trazer dois prêmios para a América Latina.
No clima do Oscar 2025, a Tangerina analisa os favoritos da premiação. Confira:
Melhor Filme
Após vencer o Globo de Ouro, O Brutalista parecia ser o favorito ao Oscar 2025. No entanto, o uso de inteligência artificial na produção pode prejudicar suas chances na principal categoria da premiação. Conclave surge como forte concorrente. Porém, se Ainda Estou Aqui vencer melhor filme internacional, os brasileiros podem sonhar com um triunfo histórico na principal categoria da noite.
Favorito: ConclavePossível surpresa: Ainda Estou Aqui
Melhor Atriz
A recente polêmica envolvendo Karla Sofía Gascón, de Emilia Pérez, pode ter bagunçado a corrida pelo Oscar. Fernanda Torres ainda é uma das favoritas a vencer o prêmio por Ainda Estou Aqui, mas pode sofrer com os impactos da controvérsia. Já Cynthia Erivo, por sua performance em Wicked, merece atenção e pode ser a grande surpresa da noite.
Favorita: Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui)Possível surpresa: Cynthia Erivo (Wicked)
Melhor Ator
O Globo de Ouro costuma ser um termômetro para o Oscar. Dessa forma, Adrien Brody (O Brutalista) segue como favorito ao prêmio de melhor ator. Enquanto isso, Ralph Fiennes, de Conclave, aparece como forte concorrente, e Colman Domingo, por Sing Sing, pode surpreender com uma vitória inesperada.
Favorito: Adrien Brody (O Brutalista)
Possível surpresa: Colman Domingo (Sing Sing)
Melhor Diretor
O diretor de O Brutalista, Sean Baker, tem grande influência no Oscar 2025 e pode levar a estatueta. Porém, quem mais merece o prêmio é Coralie Fargeat, diretora do impactante A Substância. Se a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood decidir premiar um trabalho inovador e provocativo, Fargeat pode sair vitoriosa.
Favorita: Coralie Fargeat (A Substância)
Possível surpresa: Sean Baker (O Brutalista)
tangerina.uol.com.br