Em pesquisa recente realizada pela AirHelp Score, especialista mundial em direitos dos passageiros aéreos, o Aeroporto Afonso Pena é apontado como o quarto melhor do mundo, entre 132 aeroportos de 30 países nos quais a empresa atua.
Segundo a AirHelp Score, o Aeroporto Internacional Hamad, no Catar, é o melhor mundo, com nota final de 8,39; seguido pelo Aeroporto Internacional Tóquio Haneda, no Japão com 8,39; e pelo Aeroporto Internacional de Atenas, na Grécia, que recebeu a nota 8,38. O Aeroporto Internacional Afonso Pena recebeu nota final de 8,37.
A seleção foi feita entre os mais conhecidos e os mais movimentados do mundo. Os critérios usados na pesquisa foram pontualidade, responsável por 60% dos pontos, reunindo estatísticas relativas à partida e chegada de todos os aviões; qualidade do serviço e qualidade do varejo, cada um com peso de 20% na avaliação. Nessas categorias, o Afonso Pena recebeu 8,4 pontos, para pontualidade de voos, 8,4 para qualidade de serviço e 8,3 em qualidade de varejo.