fbpx


Ler resumo Lili Reinhart contou no Instagram que recebeu diagnóstico de endometriose após cirurgia laparoscópica, relatando onde falou disso e mencionando que enfrentou anos de dores sem resposta de médicos enquanto buscava entender seu quadro.

Lili Reinhart revelou ter sido diagnosticada com endometriose após anos de dores ignoradas por médicos. Em uma série de fotos publicadas no Instagram nesta quinta-feira (11), a atriz de Riverdale apareceu em um leito hospitalar após passar por cirurgia laparoscópica e desabafou sobre o caminho até o diagnóstico. “Acreditar na dor das mulheres não deveria ser revolucionário”, escreveu.

Segundo a atriz, o processo foi longo e desgastante. “No ano passado, fui a um uroginecologista e fui diagnosticada com cistite intersticial. Me disseram que não havia cura — nem alívio duradouro — para os meus sintomas”, relatou. “Três visitas ao hospital. Vários urologistas e ginecologistas. E nenhum deles considerou seriamente a endometriose como a causa do que eu estava a vivendo”, continuou.
Reinhart relatou que apenas quando iniciou tratamento com fisioterapeutas do assoalho pélvico é que o termo endometriose foi citado. A partir daí, ela insistiu para fazer uma ressonância magnética, que a levou ao diagnóstico de adenomiose, uma forma de endometriose que acomete apenas o útero. “Um especialista me ajudou a decidir que a cirurgia laparoscópica era o próximo passo — enquanto outro ginecologista me disse que eu ‘provavelmente não tinha endo’ e que deveria apenas tomar a pílula. Estou feliz por ter confiado no meu corpo e ouvido meu instinto, e continuarei defendendo que outros façam o mesmo”, desabafou. Veja as fotos publicadas pela atriz: A atriz só recebeu o diagnóstico após anos sentidos dores. (Foto: Reprodução / Instagram) A atriz também publicou um registro do pós-operatório no story, o qual descreveu como um momento de confirmação. “Não me lembro de ter tirado essa foto horrível. Mas acho que eu queria capturar um momento de validação pós-cirurgia. Assim que vi meu médico, perguntei: ‘Você encontrou?’. E ele disse: ‘Nós encontramos endo’. E eu me senti tão validada e aliviada por ter escolhido ouvir meu corpo e fazer essa cirurgia”, confessou. Em outro trecho, Reinhart demonstrou indignação com a quantidade de profissionais que não consideraram a doença: “Eu ainda não entendo como os 8-10 médicos que eu consultei no ano passado não mencionaram a endometriose enquanto eu procurava respostas”. Veja: A atriz publicou outro desabafo nos stories. (Foto: Reprodução / Instagram) Continua depois da Publicidade A artista reforçou que a endometriose ainda é subdiagnosticada. “É uma doença extremamente incompreendida, deixando muitas vezes um intervalo de quatro a 11 anos entre os sintomas e um diagnóstico definitivo”, alertou. Ela também destacou que uma em cada 10 pessoas com útero possuem a condição, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Fonte: hugogloss.uol.com.br