Compadre Washington foi acusado de transfobia nas redes sociais após a interação com uma fã durante show do ‘É o Tchan’, em Belém do Pará, no último dia 8. Ele a chamou para o palco e insistiu que se apresentasse com o nome de registro, ignorando o nome social que ela havia apresentado. Um vídeo acabou repercutindo nesta quarta-feira (19), e o cantor se pronunciou.
Ao subir no palco, a jovem se identificou como “Realeza Ketlen, a única do leque”. Contudo, ela foi pressionada repetidas vezes por Washington, que reagiu com incredulidade e desrespeito ao nome informado. “Amiga, fala a verdade para a tia. Você foi batizada com que nome?”, retrucou.
A fã, então, reforçou que se chama Ketlen. “Não! Mentira sua. Mamãe não batizou você assim”, soltou o cantor, em frente ao público. Diante da pressão, a fã acabou cedendo e revelando seu “nome morto”. “Aí, sim! Falou a verdade! Mentira tem perna curta”, respondeu o artista, recebendo um abraço da admiradora. A gravação viralizou negativamente na internet. Assista: ⏯️ O vocalista do Grupo É o Tchan, Compadre Washington, repercutiu na web, nesta quinta-feira (20/2), após protagonizar momento controverso com uma fã trans durante show na cidade de Belém, no Pará. A admiradora foi convidada para subir no palco e o vídeo gravado pelo grupo… pic.twitter.com/QCGIF7HcE5 — Metrópoles (@Metropoles) February 20, 2025 Continua depois da Publicidade “Péssima essa atitude constrangedora”, opinou uma internauta. “Cadeia nele”, disparou outro perfil. “Transfobia fantasiada de brincadeira, isso eles acham normal”, observou mais um. “Esse imbecil deveria parar de causar constrangimento às pessoas”, comentou outra. Já na manhã desta quinta (20), Compadre Washington se desculpou com a fã em um vídeo no Instagram. “Vocês que me conhecem sabem que eu sou um cara bem animado, bem pra frente, bem feliz. Mas eu vim falar uma coisa séria. Quero me desculpar”, iniciou. Continua depois da Publicidade “No último final de semana, eu fiz um show no Pará, e eu fiz uma brincadeira e passei do tom. E no mundo em que vivemos hoje, isso não existe mais. Essas brincadeiras. Porque o mundo evoluiu”, pontuou o cantor. Por fim, ele se retratou com Ketlen. “Então eu vim pedir desculpas à Ketlen e para todas as pessoas que se sentiram incomodadas. Desculpa aí”, afirmou. Veja: Compadre Washington se pronuncia após ser acusado de transfobia pic.twitter.com/WQdQidntEU — WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) February 20, 2025 Continua depois da Publicidade Nome social O nome social é um direito estabelecido por lei que garante reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis ou transexuais, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. O decreto ressalta, ainda, que é “vedado o uso de expressões pejorativas e discriminatórias para referir-se a pessoas travestis ou transexuais”.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques
Fonte: hugogloss.uol.com.br