Maringá, a cidade conhecida por ter o ‘dogão’ prensado como lanche típico passou por um caso atípico nos últimos dias. Por todo o município, seja nos bairros mais afastados ou no centro, é grande a quantidade de carrinhos de lanches e estabelecimentos espalhados. Quatro deles, porém, com um nome inusitado em comum: Disnei Lanches. Isso mesmo, com “i” no fim e inspirado na Disneylândia, o parque de diversões que fica na Califórnia, Estados Unidos.

A referência foi pensada em todos os detalhes do negócio, desde o layout da marca e a fachada, até o nome dos lanches no cardápio, onde o cachorrão de frango com catupiry, por exemplo, era batizado de “Branca de Neve”.
No entanto, o “conto de fadas” virou pesadelo. Por causa dessa semelhança toda, a empresa de Maringá enfrentou um processo judicial com a poderosa Walt Disney. O dono do estabelecimento, explica que uma publicação nas redes sociais sobre a reforma na fachada da lanchonete chegou até a Disney, que notificou a então Disnei Lanches para que o nome do estabelecimento fosse mudado. Caso contrário o dono seria multado.

Isso porque a Disney tem direitos autorais sobre o nome, forma, fonte e referências à palavra Disney. A solicitação de alteração foi formal. O proprietário recebeu em sua casa a notificação pelos Correios. As páginas do processo estavam em inglês e em português e foram assinadas por seis advogados representantes da empresa americana.
A defesa tentou um acordo para que o nome da empresa dele pudesse ser mudada para “Dinei”, mas, a Disney não aceitou. “A informação que tenho é que a única exceção (para manter a marca “Disnei Lanches”) seria se eu tivesse um filho, ou estivesse fazendo uma homenagem a alguém da família com o nome Disney. Por isso tive que trocar”, lamenta o proprietário.

Além disso, a Disney ainda exigiu que o proprietário retirasse todas as páginas com o nome antigo do estabelecimento da internet. “Tive que entrar em contato com o Google, porque os clientes faziam check-in no ‘lanche’ e eu não tinha controle sobre isso”.

Desde outubro o estabelecimento se chama Gaúcho’s Lanches. O proprietário acredita que o caso esteja arquivado e resolvido. Afinal de contas, ele atendeu ao pedido da Disney e trocou o nome do seu estabelecimento, que por enquanto ainda serve lanches com o nome de “Patolino”, “Frajola” e “Branca de Neve”.
“Já estamos com um novo cardápio pronto. Das quatro unidades em Maringá com o nome Disnei Lanches, duas são minhas. Mas as outras duas também estão cientes”, afirma.

Fonte: GMC Online