O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais portas de entrada do ensino superior. É por meio dele que os candidatos podem concorrer a uma vaga nas instituições públicas. Também é possível conseguir bolsas em universidades privadas por meio de sistemas como o Fies e o ProUni, que são do Governo Federal. Ou seja: não dá para esquecer da inscrição! Neste ano as inscrições vão somente até amanhã, 19/05/2017, porém o boleto pode ser pago até dia 24.

Como se inscrever

A inscrição é feita online, no site do Inep. Lá, você vai informar alguns dados, como CPF, data de nascimento e telefones para contato. Além disso, você terá uma senha para acessar a página do cadastro sempre que quiser. O passo a passo é muito simples e, ao concluir, você receberá um número de inscrição. Guarde bem esse número, ele será sua “identidade” no registro dos candidatos.

Taxa de inscrição e prazo de pagamento

Nesta edição, o valor da taxa de inscrição é de R$ 82 e o boleto precisa ser pago até o dia 24 de maio em bancos ou casas lotéricas. Se você está concluindo o Ensino Médio na rede pública neste ano, sua isenção será concedida automaticamente! Se não, você pode solicitar a isenção da taxa por meio de uma Declaração de Carência Socioecônomica.

Novidades desta edição

Além das provas em dois domingos consecutivos (antes, elas eram em um único fim de semana), o Enem deste ano traz mais novidades. A redação será no primeiro dia e os alunos receberão as provas já com seus nomes registrados. Além disso, candidatos surdos-mudos farão uma prova diferente, adaptada às necessidades deles

 

Fonte G1